quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Non Sense : Da Regra dos Dez Segundos e dos Blogs-Discoteca

Perceptivelmente minhas tentativas a escrever sobre música serão muitas na vida desse blog. Hoje, vamos adicionar um pouco de non sense a coisa toda e prestar tardias honras póstumas.

Continuando a discutir a questão de a blogosfera disponibilizar links para download de álbuns, vou explicitar um paralelo entre a regra dos 10 segundos e estes blogs benevolentes.

Antes de qualquer coisa, deve-se esclarecer a famigerada Regra dos 10 Segundos. O caso consiste do recorrente fato de qualquer comestível vir a cair no chão. Pão com manteiga, pipoca, a última bolacha do pacote. Diz a Regra dos 10 Segundos que após tocar o solo, ainda há dez segundos para pegar a comida do piso e ainda poder comê-la sem correr riscos de contaminação do alimento.

A explicação científica para este fato leva em consideração ainda outro fenômeno. Supondo que um meteoro arrasa-quarteirão caia na Terra, é natural que as pessoas o vejam no céu e corram para longe de seu ponto de impacto. Apenas DEPOIS que o meteoro caiu é que as pessoas, curiosas que são, irão aproximar-se novamente para observar.

De maneira análoga, comportam-se as bactérias. Afinal, a pipoca que cai está para as bactérias assim como o meteoro está para os humanos. E da mesma maneira, a bactéria tem medo de ser esmagada, vê a bola negra se aproximando e corre para longe. As que ficarem ali, desapercebidas ou lerdas, são esmagadas! As outras, só depois de perceberem que na verdade o meteoro é COMIDA é que vão ao seu encontro, sobrando aí esse meio-tempo, os 10 segundos.

Voltando aos downloads de álbuns na internet, a coisa acontece da mesma maneira. Surgido um link, os usuários tem tão pouco tempo para baixá-los quantos as bactérias têm na Regra dos 10 Segundos, porque ou o blog é derrubado porque é muito bom e chama a atenção dos donos dos direitos sobre o álbum ou o link fica indisponível porque o blog é péssimo e ninguém baixa nada dali.

Claro, há variantes na Regra dos 10 Segundos, envolvendo especialmente o tipo de alimento que cai e o estado da superfície onde ele caiu.

Som Barato in memoriam.

Nenhum comentário: